INPAD – Instituto Nacional de Políticas do Álcool e Drogas – CNPq
Professor Titular de Psiquiatria da UNIFESPA Organização Mundial da Saúde aprovou no ano passado essa resolução com o objetivo de ressaltar o enorme problema de saúde pública que o álcool cria no mundo todo. Em várias regiões do mundo as bebidas alcoólicas causam maiores danos até mesmo do que o fumo.
O uso nocivo do álcool causa cerca de 2,5 milhões de mortes no mundo todos os anos. Dessas mortes pelos menos 320.000 são jovens de 15 a 29 anos de idade. É responsável por 3.8% de todas as mortes, e por 4.5% de toda a incapacitação e anos de vida perdidos
O uso de álcool é o terceiro fator de risco de saúde no mundo, perde somente para a desnutrição e sexo sem proteção. Esse risco de saúde está relacionado a uma série de doenças como: Câncer (cabeça e pescoço, fígado, colo-retal, mama), AVC, hipertensão, cirrose, pancreatite, doença coronariana, diabetes. Além de tuberculose, HIV, pneumonia, acidentes, violência familiar.
É o maior fator de risco evitável das doenças psiquiátricas. Uma parcela significante do custo das doenças atribuídas ao álcool ocorrem devido a acidentes, incluídos aqueles relacionados aos automóveis, violência e suicídios, que na maioria das vezes atinge a população mais jovem.
Programa_do_Estado_de_Sao_Paulo_para_evitar_o_consumo_de_alcool_entre_adolescentes.pdf